Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Notícias e dicas ambientais

China e ONU Meio Ambiente assinam acordo de cooperação pelo desenvolvimento sustentável

Imagem retirada de https://nacoesunidas.org/china-e-onu-meio-ambiente-assinam-acordo-de-cooperacao-pelo-desenvolvimento-sustentavel/

10/01/2018

O ministro chinês do Meio Ambiente, Li Ganjie, assinou na sexta-feira (5) um acordo de cooperação estratégica com o diretor-executivo da ONU Meio Ambiente, Erik Solheim, com o objetivo de apoiar a agência das Nações Unidas em seu suporte a países em desenvolvimento no enfrentamento de desafios ambientais.

O acordo também visa a apoiar esses países no desenvolvimento sustentável de suas economias e para aumentar o conhecimento sobre desafios ambientais. O pacto tem como foco a Cooperação Sul-Sul entre países asiáticos e africanos.

Após a bem sucedida implementação de 18 projetos na primeira fase, a China comprometeu outros 6 milhões de dólares para o período de 2016-2018, apoiando iniciativas em ecossistemas e biodiversidade, poluição, acordos ambientais multilaterais relacionados a produtos químicos, a iniciativa de investimentos “One Belt, One Road” e o centro de cooperação ambiental entre China e África.

Um acordo para o estabelecimento do centro também foi assinado por Ganjie e Solheim, assim como pelo ministro do Meio Ambiente do Quênia, Judi Wakhungu. Além disso, um acordo de financiamento de pequena escala foi fechado entre Zhou Guomei, diretor em exercício do Centro de Cooperação Ambiental China-África, e Sheila Aggarwal-Khan, diretora em exercício para a divisão de políticas e programas da ONU Meio Ambiente.

O fundo chinês cobre 81 países e apoia o portfólio mais amplo da ONU Meio Ambiente em política ambiental e governança.

Fonte: ONU Br


Voltar